quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Química




* Química do cotidiano




Vamos falar do nosso dia-a-dia:

Quando acordamos, vamos tomar banho utilizando sabonete que tem a capacidade de se misturar com a água e assim limpar o corpo. Vamos a cozinha, ligamos o gás de cozinha – combustível mais usado pelas pessoas, derivado do petróleo, que quando é queimado se oxida liberando o gás carbônico. A água colocada na panela evapora a 100º celsius, mas na panela de pressão chega a uma temperatura maior. É feito o café, produto que sofre dois processos: a extração e a filtração. O pão que comemos é fabricado por um processo químico chamado fermentação onde há produção de gás carbônico.

Pegamos então, um ônibus que libera fumaça composta por gás carbônico, devido a queima da gasolina e do álcool, e quando são queimados liberam óxido de carbono, substância que nos faz mal.

A vegetação que vemos é fundamental para fabricar alimentose que libera oxigênio através da fotossíntese; também é responsável pela fabricação do papel. Você sabia que apenas um pessoal consome por ano uma madeira inteira de uma árvore, sem falar das tintas colocadas nas canetas. (o pau-brasil é extinto, devido à extração, devido sua tinta vermelha). A foto que nós tiramos também utiliza tinta, e para vê-las prontas se realizam dois processos: a revelação e a fixação.

Domingo, sempre é bom ir a praia que é muito poluída., sabendo que o plástico demora 10 anos para se decompor, já os pneus não se calcula o tempo. O sol sempre é mais forte na praia, por isso suamos muito, mas o suor na verdade serve para refrigerar o nosso corpo trocando calor com o ambiente. A areia da praia é usada para fabricar vidros, pois contém cílica que quando é aquecido a 1000ºC vira vidro – um líquido viscoso, mas que parece sólido. O que é muito importante é o protetor solar, pois diminui os raios ultravioletas – que podem causar até câncer. O oceano é um quantidade enorme de água que contem muito sal. Devido ao calor, tomamos refrigerante que é CO2 dissolvido (uma boa forma de recuperar energias) à lembrando que suco é muito melhor. Perto da praia é comum ter ferrugem – processo de oxidação nos metais em exposição ao ar, devido à maresia. No “Mar morto” tem o maior índice de maresia. (o litoral cearense está em segundo lugar).

Enfim, a pólvora, a qual descoberta a 2000 anos atrás. Usamos a pólvora para fazer fogos de artifício; cobalto-azul, boro-verde; bitium-vermelho. Alguns ocasiões a pólvora é mal usada em drogas, bombas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário